quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A primeira saída.



Nossa primeira saída técnica, foi conhecer o Hotel Union e o Receptivo Turístico de Novo Hamburgo.



Estávamos todos muito empolgados, pois essa seria a nossa primeira saída, a primeira vez que entraríamos em um hotel com um olhar crítico e avaliativo, com o olhar de profissional do Turismo e não mais com o olhar de hóspede, que procura apenas conforto e comodidade.

Foi uma visita muito legal, pois além de conhecer o Union, nos divertimos muito, foi mágico, parecíamos crianças em um parque de diversões...claro que toda nossa alegria foi contida, pois não se pode perturbar os hóspedes!
Conhecemos os tipos de suítes, os restaurantes (um com vista panorâmica de toda a cidade do 18º andar!), o salão de eventos, a academia e saúna, todas as dependências do hotel.
Se vier a NH, hospede-se no Hotel Union, que não se arrependerá, além de excelentes acomodações, oferece uma equipe de funcionários bilíngue altamente treinada para bem servi-los.




No Receptivo Turístico, conhecemos um pouco mais sobre os pontos turísticos de Novo Hamburgo e como funcionam os passeios oferecidos gratuitamente para a comunidade e turistas.

Também ficamos sabendo de tudo o que esta acontecendo culturalmente na cidade.
Falarei mais sobre o Receptivo Turístico em um post dedicado somente a ele e tudo o que este lugar oferece.
Durante nossa visita estava acontecendo uma exposição de Mesas de Chá, decoradas por entidades e lojas da cidade.






Essa foi a nossa primeira saída técnica, o primeiro momento na rua como futuros Guias de Turismo.
Adoramos.
As belas fotos foram tiradas pelos colegas Jardel e Alzenir.

Até...

Eliane Mota

A aventura continua...

Olá, pois é, estive um pouco sumida, mas final de semestre é isso: provas, trabalhos, city tour...
É, foi um mês muito intenso, cheio de novidades e de muito conhecimento, vou tentar contar um pouco como foram estes últimos dias de aula e últimas visitas do semestre. Nossa, tenho muitos posts para fazer, pois quero aproveitar que estou de férias e relatar de como foram todas as nossas saídas técnicas e dos lugares que conheci, tenho certeza que todos irão gostar de ler um poucos sobre as nossas aventuras por Novo Hamburgo e pela Rota Romântica.
Mas primeiramente vou contar de como foi meu fim de semestre. Claro que foi marcado por horas de intenso estudo de muito stress até o momento das provas e apresentação de trabalhos, mas todo o "sacrifício" foi recompensado com ótimas notas e a certeza de que é isso que eu quero sim para a minha vida. Ser Guia de Turismo será com certeza a minha profissão, sabe aquela sensação de que você encontrou seu lugar, é assim que me sinto.
Durante esse tempo aproveitei para conhecer grupos de Turismo, de Guias, de Turistas, de Agencias de Viagens...nossa fiquei sabendo de muita coisa, nem sempre tão boas. Vou contar tudo aqui, não percam as próximas postagens, muita coisa legal esta por vir, muitas dicas e tudo o que rolou no primeiro semestre do curso de Técnico em Guia de Turismo da Feevale.
Até...

Eliane Mota

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

City Tour na Festa das Rosas II


No sábado dia 08 de novembro,juntamente com as colegas de curso Roselaine e Mara, participamos pela primeira vez de um City Tour.
Como comentei no outro post, foi na Festa das Rosas em Sapiranga, tive a oportunidade de ver dois futuros colegas em "ação", a Débora Zimmer e o Guilherme Medaglia. Eu já conhecia a Débora, pois tive a oportunidade de ouvir suas histórias e um pouco sobre a profissão de Guia de Turismo, na minha sala de aula, em um momento que a professora Roberta Rothen nos proporcionou, e o Guilherme conheci na Festa das Rosas.
Ver e Ouvir esses dois profissionais, me deu a certeza de que é isso sim que eu quero fazer, sei que tenho muito caminho pela frente até chegar ao nível destes futuros colegas, mas sei que com muito estudo e dedicação um dia chegarei lá.
Fiquei encantada em ouvir a Guia Débora durante o City Tour Pelos Caminhos de Jacobina, contando essa fascinante história com tanta segurança e conhecimento, que na hora pensei "quero ser ela quando crescer!". Sei que ela como Sapiranguense, e pela primeira vez guiando em sua terra natal, ficou muito emocionada.
O Guia Guilherme nos levou para um passeio Ecoturístico em quatro Sítios de Lazer, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre esses lindos lugares onde poderão retornar com suas famílias para momentos de lazer e diversão.
O Banana Águas Park é um lugar onde podemos desfrutar de piscinas, área para churrasco e muito verde. 
O Sítio das Águas Dotta, além de piscinas, área para churrasco e alojamento, podemos fazer trilha ecológica contemplando a natureza com variados tipos de árvores nativas.
No Camping da Família Deberofski, podemos fazer um bom churrasco à beira do Arroio Feitoria, contemplar a natureza, fazer uma trilha e ver famílias de bugios que vivem tranquilamente na mata junto ao camping.
Já na Reserva Ecológica Família Lima, a natureza nos mostra toda sua exuberância em lindas cascatas, matas nativas e uma infinidade de animais silvestres que fazem da reserva seu refúgio.
Quem teve a oportunidade de conhecer Sapiranga como eu conheci, irá guardá-la em um lugar muito especial no seu coração, pois esta terra de gente trabalhadora que tem a delicadeza de uma rosa como flor símbolo, sabe muito bem como cativar seu visitante e deixá-lo com vontade de voltar sempre.
Venha para a Festa das Rosas e se encante você também.
Partiu RS.


Débora, eu, Roselaine, Mara e Guilherme.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

City Tour na Festa das Rosas

Amanhã participarei pela primeira vez de um City Tour, serei uma espécie de auxiliar do Guia, já que guiar só poderei depois de concluir o curso e de me cadastrar no Ministério do Turismo.
Este City Tour será em Sapiranga RS, durante a 31º Festa das Rosas, evento esse que acontece dias 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de novembro de 2014.
Durante a Festa das Rosas, o visitante poderá desfrutar de shows nacionais, regionais e locais, ferrovia do empreendedor, feira de artesanato, parque de diversões, bandas típicas, bailes, apresentações culturais, gastronomia diversificada e esporte para todas as idades.
Para quem ainda não conhece Sapiranga, esta é conhecida também como a Capital do Voo Livre, no Morro Ferrabraz você poderá ver os praticantes de paraglider e asa-delta. Este mesmo morro também foi palco do episódio dos Mucker, ao seu pé está localizada a Cruz de Jacobina.
Venha você também para a Festa das Rosas, divirta-se e se encante com esta linda cidade.





Maiores informações poderão ser obtidas no site festadasrosas.net.br
 Até...


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aqui se inicia uma grande aventura


Olá.
Meu nome é Eliane e acredito que aqui se inicia uma grande aventura pelo mundo da blogosfera.
Pretendo contar como é se tornar um Guia de Turismo, os lugares que estou conhecendo, dar informações sobre roteiros de viagem pelo Rio Grande do Sul, de hotéis, de galerias de Arte, de Museus, de Parques, de festas que estão acontecendo, enfim, compartilhar as belezas que nós gaúchos temos o privilégio de ter como vista.
O curso técnico que estou fazendo é oferecido pelo PRONATEC. Estudo na Universidade Feevale, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. O meu curso teve início dia 01 de setembro de 2014 e terminará em dezembro de 2015, aí então serei uma Guia de Turismo Regional, ou seja, atuarei somente no RS.
Mas afinal, o que um Guia faz?
Esse profissional está capacitado para guiar, informar e orientar o visitante ou turista, sobre as belezas naturais, culturais e históricas de um determinado lugar seguindo um roteiro, que pode ser feito através de uma agência de viagem, pelo próprio contratante ou pelo Guia.
Quem estuda Turismo será um Guia de Turismo?
Não. Quem estuda Turismo será um Turismólogo.
Esse profissional conhece o Turismo em sua totalidade, planeja e organiza o espaço a ser explorado e atua na captação de recursos para serem investidos no Turismo. Não se envergonhe se você não sabia disso, eu mesma só fiquei sabendo quais eram as atribuições de um Turismólogo e de um Guia, depois que comecei a fazer o curso, antes também pensava que as duas profissões eram a mesma coisa, mas são muito diferentes, a semelhança entre ambas, é de que as duas atuam no setor de Turismo, precisam dele e trabalham por ele.
Nas próximas postagens conheceremos melhor todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o Turismo. Também começaremos a conhecer um pouco mais sobre o Rio Grande do Sul.
 Partiu RS.